O termo acompanhamento é também chamado aqui nesse blog de guarnição. Os principais tipos de guarnição são legumes, hortaliças, verduras, molhos e farofas. Algumas receitas são clássicas e devem estar na sua lista. Entenda sobra importância do acompanhamento ou guarnição na refeição.
Guarnição: Sua importância na refeição
Primeiramente vamos entender o conceito de guarnição: e sua importância na refeição. O conceito de guarnição é usado para se referir à união de legumes, grãos, molhos, hortaliças, servidos junto com prato principal, que são as carnes, aves ou peixes.
A guarnição complementa o prato principal, confere sabor adicional, diferencia o cardápio ou cria um contraste com o prato principal, portanto pode ser usada para fins decorativos.
A guarnição é o que vai deixar o prato mais bonito e/ou dar um toque de sabor especial ao cardápio, porque as opções são abundantes.
Algumas vezes é possível notar que a guarnição é que nomeia o prato.
As guarnições acompanham pratos mais famosos e clássicos da culinária, por exemplo as carnes e saladas (como frutas, crótons, etc.), fazem parte dos mais famosos.
Para realçar sabor, adicionar uma fragrância, ou para decorar o prato, as guarnições bem escolhidas, completa o cardápio porque torna-o mais colorido e diversificado .
Não dá atenção à guarnição pode colocar o cardápio a perder, porque deixa o cardápio incompleto ou de cores e texturas que não combinam.
A temperatura das guarnições são importantes para a segurança da saúde, por isso prepare-a próximo do horário do consumo da refeição.
O acompanhamento é aquele alimento (feijão, arroz, legumes, farofa, massas, etc.), que complementa o prato principal .
Considerações extras sobre a guarnição
Os acompanhamentos ou guarnições, muitas vezes roubam a cena com as texturas e sabores e todo mundo adora, por isso é essencial entender a importância da guarnição nas refeições.
Purês, legumes, verduras refogadas, farofas, massas, são guarnições comuns no Brasil.
Combinar legumes com queijo ao forno como chuchu, berinjela, batata e várias outras opções, torna a refeição saborosa, diversificada, e atraente aos olhos e paladar da maioria das pessoas, e pode aumentar a quantidade de calorias.
Simples ou mais elaborados, são fundamentais para completar um bom prato. Dê atenção a combinação de cores e sabores.
Arroz é acompanhamento, porém neste blog o arroz é considerado a base do cardápio em conjunto com o feijão.
Visite um exemplo de guarnição ou acompanhamento receita-de-berinjela/ e faça introdução dessa parte essencial do cardápio.
Referências:
Philipi, S.T. Técnica em nutrição e dietética, 2003