Em primeiro lugar para fazer a receita de mungunzá doce nordestino , separe os seguintes ingredientes:
- 150 gramas de milho amarelo
- 05 colheres de sopa de açúcar
- 01 litro e meio de leite integral
- 01 lata de leite condensado
- 01 litro de água
- amendoim ralado a gosto – se preferir
Modo de preparo do mungunzá doce nordestino
Primeiramente deixe o milho de molho de véspera. Em seguida coloque para cozinhar em uma panela com água, tipo uns dois dedos de água acima do milho.
Depois do grão amolecer acrescente o açúcar e espere cozinhar mais um pouco, afim de permitir unir o sabor do açúcar com o milho.
Quando o grão estiver totalmente amolecido cozinhando já com o açúcar, acrescente então o leite integral e deixe continuar a cozinhar. Acompanhe de perto porque pode derramar na fervura. Para controlar isso deixe a tampa semi tampada.
Finalmente acrescente o leite condensado e deixe cozinhar por mais um pouco de tempo mexendo sempre.
Em conclusão acrescente o coco ralado e aguarde cozinhar uns cinco minutos. Antes de servir polvilhe amendoim ralado se preferir.
Essa receita de mungunzá doce nordestino serve aproximadamente seis pessoas e você precisa de pelo menos quarenta minutos para preparar a receita sem considerar o tempo de molho do milho para amolecer.
Dicas adicionais para o mungunzá
O mungunzá é uma preparação tradicional e comum no nordeste brasileiro, muito confundido com a canjica do sudeste que é feita com milho branco e segue basicamente o mesmo processo, com acréscimo de canela ou cravo. Entretanto o milho também é diferente.
O mungunzá pode ser salgado, mas trata-se de outra preparação feita com feijão.
Sirva o mungunzá como sobremesa e como parte de cardápio tradicional do mês de junho.
Para outras receitas nordestinas consulte a categoria receita nordestina ou ainda Como fazer arroz doce com canela; veja também Como assar espiga de milho
O nome dessa preparação tem variação como mugunzá ou manguzá