Inicialmente para fazer essa deliciosa linguiça vegana você precisará dos seguintes ingredientes
- 01 xícara de chá de proteína texturizada de soja
- 02 colheres de sopa de vinagre
- 02 xícaras de chá de água fervente
- 01 xícara de chá de feijão fradinho cozido
- páprica a gosto
- temperos secos a gosto
- 02 colheres de sopa de shoyo
- 01 xícara de chá de gel de linhaça
- 02 colheres de sopa de farinha de tapioca
- 02 colheres de sopa de farinha de trigo
Modo de preparo da deliciosa linguiça vegana
Em primeiro lugar coloque o feijão fradinho para cozinhar na panela de pressão com água e sal se você preferir.
No próximo passo coloque a proteína texturizada de soja para hidratar, usando a água fervente e o vinagre.
Quando o feijão estiver já cozido, retire a água totalmente usando uma peneira, então pegue a soja e esprema até sair toda a água com vinagre.
Em seguida , leve ao mix ou liquidificador o feijão e a soja e bata os dois ingredientes. Aos poucos vá acrescentando, o shoyo, a páprica, os temperos, o gel de linhaça e continue batendo. Então acrescente a farinha de tapioca e a farinha de trigo.
Após liquidificar todos os ingredientes, leve a um refratário e amasse manualmente se preferir, para avaliar bem a qualidade da massa, visto que a massa deve estar lisa, macia e não grudar na mão.
Após esses passos, pegue pequenas quantidades da massa e forme rolinhos, parecidos com linguiça tradicional e leve ao congelador por quinze minutos.
Em seguida, retire os rolinhos do congelador e leve para fritar em pequena quantidade de óleo na frigideira, fritando de todos os lados ou diretamente para a churrasqueira.
Pronto, linguiça saudável pra você que não come carne, ou simplesmente para ter variação na proteína da sua refeição.
Dicas e bônus extra
A farinha de trigo pode ser substituída por farinha de arroz ou de batata, o que é uma ótima opção para quem tem problema com glúten.
O gel de linhaça é conseguido colocando a linhaça de molho, e esperando um pouco até formar o gel, pois a hidratação transforma a linhaça em gel e isto é essencial para dar liga na massa.
Se preferir, acrescente molho de mostarda na massa. A receita não orienta colocar sal, devido a presença de shoyo que normalmente dá o sabor salgado à preparação.
Os temperos agosto podem incluir, orégano ou manjericão entre outros da sua preferência, porém há ainda a possibilidade de colocar alho e cebola, entretanto se você fizer essa opção, decida bater os dois ingredientes (alho e cebola), para não prejudicar a textura da massa.
Essa receita é rica em proteína de origem vegetal e também uma excelente opção para quem tem colesterol alto ou pessoas idosas que costumam tolerar menos a carne principalmente carne vermelha.
Outra opção é levar os rolinhos ao forno convencional ou outro de sua preferência e colocar para assar em temperatura alta, até ficar dourada, com a parte externa formando uma casquinha.
Se você preferir, use a mesma massa para fazer hambúrguer ou almôndegas. Entretanto no caso da almôndega principalmente, atente-se à necessidade de fazer um molho de tomate para acompanhar.
Para outras receitas veganas, visite https://nutrisiu.com/irresistivel-omelete-de-grao-de-bico-vegano/ ; https://nutrisiu.com/irresistivel-omelete-de-grao-de-bico-vegano/
Monte um lanche com pão, salada, tomate e linguiça vegana.