Antes de tudo, como desintoxicar o corpo após o carnaval, precisamos entender o que é uma toxina, visto que desintoxicar deriva-se de toxina. A toxina, é uma substância venenosa, produto específico das atividades metabólicas de um organismo vivo, como por exemplo uma cobra venenosa, ou uma bactérias como a que causa o botulismo, gerando assim um risco de morte. Em relação a alimentação, é um termo que pode incluir poluentes, pesticidas, produtos químicos ou qualquer outra coisa considerada “não-natural” ou insalubre. Nesse contexto, precisamos então definir desintoxicação.
É provável que a ideia de remover os venenos do corpo seja uma ideia sedutora mas, assim como a palavra natural, o termo detox é muito usado relacionado a eliminar algo indesejado no corpo, que foi colocado geralmente de maneira intencional, através de decisões equivocadas referente ao consumo de alimentos e bebidas, seja sobre o que, ou quantidade.
O termo detox e toxina nas alegações de dieta para desintoxicar
Seja como for, para desintoxicar o corpo após o carnaval , atualmente a população em geral considera uma dieta de desintoxicação, quando inclui um período de jejum, exclusão de determinados alimentos e inclusão de outros. Desse modo a água, água de coco, sucos, os chás estão comumente associados a uma dieta de desintoxicação, tem sido divulgados como parte da dieta para desintoxicar o corpo após o carnaval, ou outros exageros. Em contrapartida, a maioria desses alimentos são considerados alimentos saudáveis, desse modo podem e devem fazer parte da nossa dieta no dia-a-dia, porém sozinhas ou isoladas, usadas em quantidade exagerada podem causar deficiências significativas no corpo humano e levar ao risco de doenças graves, e até irreversíveis.
A literatura mostra que preferir alimentos orgânicos, evitar alimentos processados e consumir mais alimentos de origem vegetal ricos em fibras, como as frutas, os legumes e as verduras por si só são desintoxicantes, pois são nutrientes naturais ao organismo e serão utilizados nos processos metabólicos comuns a todo o corpo.
Naturalmente, se as pessoas eliminarem o álcool que elas eventualmente consumiram, evitar os excessos do consumo de alimentos gordurosos, ultraprocessados durante o período do carnaval, essa decisão já será agente naturalmente desintoxicante para o organismo.
Em virtude da crença de que um plano alimentar rigoroso ajuda preparar mentalmente o corpo para desintoxicar, e em seguida começar a comer de forma mais saudável, com o resultado de desintoxicar o organismo principalmente após festas de grande popularidade como carnaval, páscoa, natal e ano novo trás grandes cifras financeiras para vendedores de dieta e de alimentos rotulados como saudáveis – os chamados detox ou desintoxicantes e que na verdade a literatura não confirma essas alegações.
O que realmente funciona para “desintoxicar” o corpo
Em conclusão para “desintoxicar o corpo” após um excesso de consumo de alimentos ou álcool siga as dicas abaixo:
- Tomar bastante água especialmente se você vive em lugar quente.
- Para tomar mais água, você pode usar água saborisada.
- Prefira na sua alimentação mais frutas, legumes e verduras.
- Controle o tamanho das porções que você consome em tamanho adequado.
- Respeite os horários das refeições, sem pular refeições.
- Limite o consumo de alimentos de origem animal, preferindo carnes com menos teor de gordura.
- Reduza o consumo de alimentos processados.
- Não ingira bebidas alcoólicas.
- Evite fumar.
Conclusão de como desintoxicar o corpo após o carnaval
Em conclusão, seguindo essas sugestões “seu organismo será desintoxicado”, no sentido de não receber excessos seja de alimentos ou bebidas. Dessa forma, siga as recomendações do seu médico e nutricionista para evitar exageros nas próximas festas do carnaval, assim também como natal, aniversário, páscoa ou ano novo ou qualquer outro evento. Sem dúvida a prática dessas sugestões vai ajudar você, a manter a saúde para viver muitos outros eventos alegres da vida, então para desintoxicar o corpo após o carnaval, basta seguir uma alimentação saudável e equilibrada.
Para fazer sucos ricos em vitaminas, minerais e fibras veja: Suco detox de maracujá com camomila; para um cardápio saudável veja A) Cardápio saudável para seu dia a dia
Referências extras sobre o tema detox & desintoxicação do organismo através da alimentação, consulte as referências abaixo:
• Cohen, M. 2007. Detox: Science or sales-pitch? Australian Family Physician, 36 (12), 1009–1010.
• Goldstone, A.P., et al. 2009. Fasting biases brain reward systems towards high-calorie foods.European Journal of Neuroscience, 30 (8), 1625–35.
• Oh, S-Y., Kim, B.S., & Choue, R. 2002. Appetite sensations and eating behaviors to fasting in obese and non-obese individuals. European Journal of Clinical Nutrition, 56, 86–89.
• Smith-Spangler, C., et al. 2012. Are organic foods safer or healthier than conventional alternatives? A systematic review. Annals of Internal Medicine, 157 (5), 348–66.
• VoYS (Voice of Young Science). 2009. The Detox Dossier.www.senseaboutscience.org/pages/the-detox-dossier.html, retrieved Nov. 28, 2012.
• IDEA Fitness Journal, Volume 10, Issue 2