A princípio esse poster é especialmente importante para você que mora na região urbana e teve pouco ou nenhum contato com a roça. Então atente-se às dicas e orientações de como assar espiga de milho.
Essa é uma tradição do nordeste brasileiro em qualquer época , porém especialmente nos meses de junho e julho, o consumo desse alimento aumenta significativamente.
Como se preparar para assar espiga de milho
Primeiro adquira as espigas de milho nas feiras livres ,ou em grandes ceasas da sua região. A espiga de milho deve ter os grãos definidos estar dentro da palha especialmente visto que garante que o produto seja fresco.
Em seguida, na hora de assar o milho retire totalmente a palha e despreze-a ou guarde para decoração
No ínterim para fazer esse processo você deve ter disponível uma churrasqueira de brasa natural ou uma fogueira – caso seu ambiente permita.
Naturalmente se você mora em apartamento não será possível acender uma fogueira por questões obvias de segurança. A fogueira pode ser tolerada em comunidades de roça em campo aberto e com as devidas precauções de segurança.
A churrasqueira para assar as espigas de milho, é mais segura e comum nos centros urbanos, ela pode ser uma churrasqueira comum usada para assar carne, a churrasqueira elétrica pode não produzir a aparência desejada de espiga de milho assada.
Passo a passo para assar o milho
Após retirar a palha da espiga de milho retire também os fios que são chamados popularmente de cabelo do milho.
Em seguida coloque a espiga de milho em um garfo ou espeto da churrasqueira e submeta o milho ao calor das brasas da churrasqueira.
Ou ainda você pode colocar a espiga de milho diretamente em cima das brasas e aguardar os grãos ficarem tostados, parecido com a foto abaixo.
Após os grãos ficarem totalmente assados, de acordo com seu gosto retire e sirva aos convidados a espiga completa ou cortada em pedaços e colocadas em cima da palha, guardada para decoração.
Sirva a espiga de milho assada sem nenhum ingrediente adicional ou você pode passar margarina ou manteiga se preferir, como se faz com a espiga de milho cozida.
Dicas e orientações extras
Use o mesmo processo para assar batata doce. Entretanto no caso da batata doce você não precisa descascar. Basta lavar as batatas, colocar no espeto e submeter ao fogo.
Assar a espiga de milho em forno convencional não terá o mesmo resultado que assada em brasa, visto que o tipo de cocção diferencia.
O milho servido frio é possível, porém a aceitação normalmente não é tão boa, visto que assar o milho em brasa proporciona também conversa entre amigos.
O uso de micro-ondas para assar a espiga de milho não é recomendo, mas fritadeira elétrica pode ser um teste interessante porém desconheço os resultados.
Essa receita faz parte do cardápio junino/julino, visie a página do cardápio ou veja também Como fazer arroz doce com canela; Como fazer quentão sem álcool; Bolo putz que vida agitada