Antes de montar o cardápio prático e fácil sem glúten, é muito importante entender o que é esse tal glúten, que assusta muitas pessoas, especialmente quem tem alergia. Porém ele se tornou famoso a ponto de assustar pessoas que não tem nenhum problema com ele, mas evitar comer por opção, ou para emagrecer, ou porque acredita que vai fazer mal entre outras razões pessoais.
Definição de glúten
Glúten é do uma combinação de duas proteínas chamadas gliadina e glutenina. Elas tem a função de formar uma espécie de rede e conter o gás que é formado em preparações que contém trigo, e por isso muitas vezes um produto que não contém trigo, aveia, centeio , pode conter glúten, porque a indústria de alimentos pode fazer uso dessas proteínas para conferir textura de maciez à preparação. Então fica o alerta: Leia o rótulo.
Para quem tem realmente problemas em ingerir glúten, como os pacientes com doença celíaca a recomendação é clara segundo a página da fenacelbra, o paciente deve “excluir completamente o glúten da alimentação. Isso significa alimentos que contém trigo (o grão, o germe, o óleo e a farinha branca ou integral, além de farinha de rosca e trigo para quibe), centeio, aveia e cevada (inclui o malte, uma substância obtida a partir da fermentação da cevada, utilizada na fabricação da cerveja, de chocolates, biscoitos, etc)” . https://www.fenacelbra.com.br/10-passos-na-alimentacao-do-celiaco.
Naturalmente as mesmas recomendações se aplica a quem não é celíaco, mas por alguma razão quer evitar consumir glúten. Em contra partida, se você não tem problema de saúde que justifica retirar o glúten da alimentação, não retire use os alimentos com moderação.
Cardápio prático e fácil sem glúten
Após essa definição clara do que é o glúten e de alimentos que contém esse nutriente, fica fácil montar o cardápio.
Café da manhã sem glúten
- Tapioca com queijo; ou batata doce; ou pizza de frigideira feita com qualquer tipo de batata
Ou omelete com cenoura ralada e temperos
- Café com leite ou chá
- Fruta da sua preferência
Patrocínio: https://cursodecopeirohospitalar.my.canva.site/
Lanche da manhã
- castanha de caju (06 un)
Almoço sem glúten
- Arroz branco.
- Bife acebolado
- Seleta de legumes refogado na margarina ou manteiga ou azeite
- Feijão carioca, ou branco ou preto
- salada de folhas, ou tomate ou salada cozida
https://cursodecopeirohospitalar.my.canva.site/
Lanche da tarde
- Bolo de milho ou biscoito de arroz
- Queijo branco
- Suco natural
Jantar sem glúten
- Arroz com vagem ou com ervilha
- Salada de folhas a vontade
- Suco de acerola sem açúcar
Considerações finais sobre cardápio prático e fácil sem glúten
Ao adquirir alimentos no comércio em geral, sempre leia o rótulo a fim de avaliar presença de glúten. Pessoas com alergia grave deve dar atenção a expressão “traços de glúten”. Na verdade essa expressão é uma frase comum entre os profissionais pra dizer que aquele alimento que você está adquirindo pode ter ou não pequenas frações de glúten, talvez durante o processo o produto tenha tido contato com outro produto que é rico em glúten, e uma alergia grave/sensível pode ser agravada pelo consumo do produto. Consulte o nutricionista ou médico.
Evitar o consumo de alimentos ricos em glúten, é essencial para pessoas com intolerância, alergia, ou celíacos diagnosticados, entretanto para recuperar ou manter o estado nutricional de qualquer grupo de pessoas, a consulta ao profissional habilitado para cuidar desses aspectos – O nutricionista, é essencial, visto que trata-se do profissional capacitado para prescrever dietas, e acompanhar a saúde nutricional. Entre em contato no 11 97735 – 7202 para agendar uma orientação online.
O cardápio acima trata-se de sugestão, assim é viável a consulta/orientação para adequar os nutrientes, em quantidade, qualidade e harmonia a fim de alcançar a recuperação nutricional considerando, sexo, idade, atividade física, hábitos individuais e outros aspectos.
Visite outros exemplos de cardápio Conheça o cardápio para anemia; A) Cardápio saudável para seu dia a dia