Cardápio: como montar e porque

O termo cardápio refere-se à uma lista de iguarias, colocadas em ordem e expostas de maneira escrita, para consulta da equipe em um setor comercial ou residencial.

Porque ter um cardápio familiar

Menu mockup with knife and fork on a Concrete background, Free space for your text. 3D illustration

O cardápio é o início da produção de refeição em restaurantes, lanchonetes e cantinas. Ele direciona todas as atividades em uma cozinha. Na residência não é diferente. Decidir o que cozinhar com antecedência é essencial para construir refeições saudáveis, balanceadas, favorecer diversidade no consumo dos diferentes alimentos, trazer qualidade nas refeições de toda família e colaborar direto ou indiretamente no controle de peso.

Para montar um cardápio equilibrado considere as seguintes sugestões:

– Construa cardápio para pelo menos 15 dias, porque esse prazo vai permitir rodízio e a família não sentir a repetição dos alimentos. Se possível aumente esse prazo.

– Utilize alimentos da sua região, porque torna mais fácil montar o cardápio.

– Use alimentos da época, porque favorece economia.

O que compõe o cardápio

Um cardápio completo contempla: arroz e feijão (ou substituto), uma carne, um legume, uma salada, uma sobremesa e um suco natural de preferência. Para montar um cardápio para sua família, considere colocar: arroz, feijão, carne, legume, salada sobremesa e suco. A escolha dos alimentos deve ser baseada nos grupos alimentares, constando pelo menos um alimento de cada grupo.

Os grupos de alimentos são:

imagem meramente ilustrativa representando os grupos de alimentos
  • Energético: São responsáveis por fornecer energia para o organismo. Ex: arroz, macarrão, batatas, farinha de trigo , tubérculos etc
  • Construtor: São alimentos responsáveis por fornecer proteínas para nosso organismo. Muito importante na formação de músculos e inúmeros processos metabólicos do organismo. As proteínas estão presentes em alimentos de origem animal ou vegetal
  • Regulador: São os alimentos que vão conferir ao organismo vitaminas, minerais e água. São importantíssimos em vários processos do corpo, além de essencial para o bom funcionamento do intestino. Exemplos: legumes, verduras e frutas.

– Fontes de proteína animal: carnes bovina, aves, peixes, ovos, embutidos, leite e derivados além de frios.

– Fontes de proteína vegetal: feijão, soja, ervilha, lentilha, grão de bico e outros

Aderir a um cardápio antecipado trás muitos benefícios:

imagem meramente ilustrativa de um cardápio ou menu

Vantagens do menu

  1. Dar segurança ao preparar receitas simples ou elaboradas, bem como contribuir na economia financeira.
  2. Permite padronizar, das preparações e tornar possível que qualquer membro da família saberá o que cozinhar de antemão, assim trazer satisfação e contentamento na hora da refeição.
  3. Levar prática na execução das receitas e com isso ganhar tempo.
  4. Organiza a cozinha, porque você saberá que equipamentos e utensílios você vai usar.
  5. Aumenta possibilidade de toda família desfrutar de uma alimentação saudável e equilibrada.
  6. Favorece controlar o peso de todos os membros da família, por outro lado reduz o consumo de lanches e substituir refeições principais.
  7. Viabiliza atender a preferência alimentar da família.
  8. Colabora na economia do lar, por visualizar com antecedência os gastos e pesquisar preços.
  • No ínterim um cardápio deve ser individualizado e com distribuição nas proporções adequadas de calorias, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais além de fibras. Para este fim o profissional habilitado para realizar essa adequação é o nutricionista.

Facebook
WhatsApp
Telegram
Pinterest
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.